ABEA

ABEA
PROJETO NOVOS OLHARES – O FUTURO DAS CIDADES e ARQUITETURA E TURISMO

PROJETO NOVOS OLHARES – O FUTURO DAS CIDADES e ARQUITETURA E TURISMO

O Projeto Novos Olhares, em sua edição de fevereiro de 2021, tratou dos temas O Futuro das Cidades e Arquitetura e Turismo. Foram apresentados 30 projetos de 8 Estados das regiões Sul, Sudeste e Nordeste – Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia e Pernambuco – oriundos de 16 instituições.

As propostas dos estudantes trataram de temas diversos com destaque para propostas como a que elaborou uma interpretação da cidade como ferramenta para fundamentação de projetos e a que propõe um aprofundamento urbano, em vez de fugir da cidade. A releitura da topografia, a sustentabilidade e a requalificação e revitalização da arquitetura e do urbanismo também fizeram parte das propostas para pensar o futuro das cidades e como essa se relaciona com o turismo.

Foram selecionados 6 trabalhos, incluindo trabalho de extensão, para serem publicados nas mídias sociais.

Agrupados por temas e em ordem alfabética, seguem os trabalhos selecionados, seus autores e pareceres do Júri.

 

O Futuro das Cidades

 

Acoplamentos Arquitetônicos e a Ressignificação da Paisagem Construída – Natalie Rachid Baptista: “A intervenção propõe ocupar estruturas ociosas e bem conectadas da cidade de São Paulo, de forma a revesti-las de outros usos e significados. Parte de uma sólida relação entre teoria e prática projetual para definir um projeto caracterizado por formas icônicas, estruturas mutantes e ambientações sinestésicas.”

 

In vitro – Leonardo Botene da Silva e Mateus Paulichen: “O projeto trata de temas de grande interesse contemporâneo, como a produção agrícola sustentável em zonas urbanas e a segurança alimentar. Possui boa inserção urbana e volumetria harmoniosa, além de utilizar técnicas construtivas ainda pouco convencionais na construção civil brasileira.”

 

Superfícies de Contato, Processos de Transmutação de Terrenos Residuais do BRT Transcarioca – Isadora de Moura Tebaldi: “O trabalho ultrapassa os limites de um projeto e define uma inovadora metodologia de intervenção na cidade. Apoia-se em uma sólida fundamentação teórico-metodológica, com critérios de análise obtidos a partir de uma leitura cruzada por tipo de espaço, camada, orientação e eixo predominante, operação geométrica e relação contextual.”

 

Arquitetura e Turismo

 

Complexo Catimbau: Estudo Preliminar Arquitetônico para um Centro de Pesquisa Arqueológica e de História Natural vinculado a estruturas de apoio ao turismo no Vale do Catimbau em Buíque-PE – Gabriel Rodrigues de Matos Lacerda: “O projeto sugestivamente integra dois programas em princípio pouco relacionados, um centro de pesquisas e um hotel. O partido arquitetônico se apropria bem da topografia acidentada do terreno e dialoga intensamente com a paisagem através da materialidade escolhida e das visuais que oferece.”

 

Equipamentos Travessia – Infraestrutura como arquitetura no espaço perimetropolitano – Maria Rúbia Martelletti Grillo Pereira: “A proposta integra infraestrutura, arquitetura, urbanismo e ação social, através de equipamentos públicos dotados de programa e localização definidos em função da densidade de ocupação do entorno. Ao invés de propor a previsível fuga, propõe um mergulho profundo na cidade do Rio de Janeiro.”

 

VisitarVitoria.com – Aphia Ribeiro, Bianca Kill, Felipe Oliveira, Jaceline Rocha, Luiz Cláudio Santos, Marília Oliosi, Paula Castelan e Priscila Mazini: “O projeto de extensão apresenta um portal eletrônico derivado de um rigoroso inventário do patrimônio arquitetônico de Vitória. Para além de fomentar o turismo, configura-se como um atrativo canal de conhecimento e engajamento da população local sobre a importância da arquitetura, da história e de sua preservação.“