Teses e Dissertações
Para acompanhar e democratizar a produção científica ligada ao Ensino de Arquitetura e Urbanismo, aliada as transformações políticas, socioculturais, socioambientais e tecnológicas, a ABEA (Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo) disponibiliza uma coletânea de referências de TESES e DISSERTAÇÕES produzidas por pesquisadoras e pesquisadores brasileiros.
A metodologia para a inclusão dos trabalhos utiliza as seguintes palavras-chaves: Ensino de Arquitetura e Urbanismo; Educação para Arquitetura e Urbanismo; Ensino de Projeto de Arquitetura e Urbanismo. Destacamos que essa coletânea de referências, portanto, organiza-se a partir de títulos e resumos que incluem tais palavras-chaves, sem, com isso significar qualquer avaliação quanto à qualidade científica dos trabalhos por parte desta Associação.
Para obter acesso aos trabalhos, basta clicar sobre a referência escolhida e será direcionada/o para a Plataforma do Repositório de origem do trabalho.
Referências sobre Ensino de Arquitetura e Urbanismo
Amorim, Jonas Delecave de. Uma disciplina em crise: disputas pela arquitetura na Escuelita de Buenos Aires (1976-1983). Tese (Doutorado) Arquitetura e Urbanismo – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, 2020. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16133/tde-29032021-141901/pt-br.php
Aprilanti, Mônica Duarte. A experimentação construtiva em madeira como instrumento de ensino-aprendizagem nas escolas de arquitetura.Tese (Doutorado) Arquitetura e Urbanismo – Instituto de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, 2019. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/102/102131/tde-12032020-144711/pt-br.php
Arcipreste, Cláudia Maria. Entre o discurso e o fazer arquitetônico: reflexões sobre o ensino de arquitetura e urbanismo e seus referenciais a partir do trabalho final de graduação. Tese (Doutorado) Arquitetura e Urbanismo – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, 2012. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16138/tde-15032013-144926/pt-br.php
Barossi, Antonio Carlos. Ensino de projeto na FAUUSP: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Tese (Doutorado) Arquitetura e Urbanismo – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, 2005. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16131/tde-03022010-101545/pt-br.php
Basso, Ana Carolina Formigoni. A idéia do modelo tridimensional em arquitetura. Dissertação (Mestrado) Arquitetura e Urbanismo – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, 2005. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18131/tde-05032008-105748/pt-br.php
Batlle, Alexandre Orzakauskas. O papel do desenho na formação e no exercício profissional do arquiteto-conceitos e experiências. Dissertação (Mestrado) Arquitetura e Urbanismo – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, 2011. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16138/tde-27012012-115314/pt-br.php
Belleza, Gilberto Silva Domingues de Oliveira. O detalhe como arquitetura. Uma pesquisa sobre um trabalho prático. Tese (Doutorado) Arquitetura e Urbanismo – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, 2004. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16131/tde-17052013-145449/pt-br.php
Borba, Isabel Maria de Melo. Ensino de arquitetura e urbanismo – UTFPR na prática. Tese (Doutorado) Arquitetura e Urbanismo – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, 2018. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16132/tde-17012019-145820/pt-br.php
Buery, Cristina Cerqueira. Recursos digitais para experimentação da forma no processo projetual e o ensino da informática aplicada à arquitetura e urbanismo. Tese (Doutorado) Arquitetura e Urbanismo – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2019. Disponível em: http://objdig.ufrj.br/21/teses/930422.pdf
Costa, Juliana Braga. História, arte e arquitetura: Flavio Motta e o ensino como ofício. Tese (Doutorado) Arquitetura e Urbanismo – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, 2018. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16133/tde-13092018-135126/pt-br.php
Cunto, Ivanóe De. Modelos digitais: o ensino de sistemas estruturais para Arquitetura e Urbanismo. Tese (Doutorado) Arquitetura e Urbanismo – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, 2016. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/102/102132/tde-30062016-103945/pt-br.php
Dias, Dora Souza. O ensino de comunicação visual na FAU USP: história, implementação e características. Dissertação (Mestrado) Arquitetura e Urbanismo – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, 2015. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16134/tde-07032016-180008/pt-br.php
Ferreira, Eduardo Camillo Kasparevicis. Os currículos mínimos de desenho industrial de 1969 e1987: origens, constituição, história e diálogo no campo do design. Dissertação (Mestrado) Arquitetura e Urbanismo – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, 2018. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16140/tde-24092018-101650/pt-br.php
Fonseca, Glaucia Augusto. A modelagem tridimensional como agente no ensino/aprendizagem nas disciplinas introdutórias de projeto de arquitetura. Tese (Doutorado) Arquitetura e Urbanismo – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, 2013. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16138/tde-31012014-094912/pt-br.php
Gallo Junior, Fábio. Ensino de construção de edifícios: FAUUSP x EPUSP. Dissertação (Mestrado) Arquitetura e Urbanismo – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, 2015. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16138/tde-25042016-142830/pt-br.php
Gaspar, Natália Maria. O debate sobre a industrialização da arquitetura na FAUUSP durante as décadas de 1950 e 1960. Dissertação (Mestrado) Arquitetura e Urbanismo – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, 2016. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16134/tde-20122016-150512/pt-br.php
Gorni, Marcelina. Flávio Império: arquiteto e professor. Dissertação (Mestrado) Arquitetura e Urbanismo – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, 2004. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18131/tde-04022009-105939/pt-br.php
Iwamizu, Cesar Shundi. Eduardo de Almeida: reflexões sobre estratégias de projeto e ensino. Tese (Doutorado) Arquitetura e Urbanismo – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, 2015. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16138/tde-29102015-102522/pt-br.php
Kotchetkoff, Júlia Coelho. Limites e possibilidades no ensino de projeto de arquitetura. Dissertação (Mestrado) Arquitetura e Urbanismo – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, 2016. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/102/102132/tde-23012017-105436/pt-br.php
Leite, Maria Amélia Devitte Ferreira D’Azevedo. A aprendizagem tecnológica do arquiteto. Tese (Doutorado) Arquitetura e Urbanismo – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, 2006. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16131/tde-15092014-145403/pt-br.php
Lessa, Juliane Bellot Rolemberg. O ensino na prancheta: da arquitetura escolar à docência de arquitetura e urbanismo, o legado de Hélio Duarte. Dissertação (Mestrado) Arquitetura e Urbanismo – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, 2017. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16133/tde-27062017-163233/pt-br.php
Lotufo, Tomaz Amaral. Um novo ensino para outra prática: Rural Studio e Canteiro Experimental, contribuições para o ensino de arquitetura no Brasil. Dissertação (Mestrado) Arquitetura e Urbanismo – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, 2014. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16137/tde-29052014-153721/pt-br.php
Macêdo Filho, José Maria de. Projeto FAUS ensaios no campo ampliado do ensino de arquitetura em São Paulo. Tese (Doutorado) Arquitetura e Urbanismo – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, 2019. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16138/tde-01042021-181816/pt-br.php
Minto, Fernando Cesar Negrini. A experimentação prática construtiva na formação do arquiteto. Dissertação (Mestrado) Arquitetura e Urbanismo – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, 2009. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16132/tde-26042010-152603/pt-br.php
Muniz, Antônio Walber Matias. Reformas do ensino superior brasileiro e seu impacto nas demandas do Cone Sul: a questão do reconhecimento de diplomas de pós-graduação obtidos na região. Tese (Doutorado) Arquitetura e Urbanismo – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, 2015. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/84/84131/tde-21102015-101256/pt-br.php
Naruto, Minoru. Repensar a formação do arquiteto. Tese (Doutorado) Arquitetura e Urbanismo – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, 2007. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16131/tde-27052010-152920/pt-br.php
Nogueira, Maria de Lourdes. Ensino de projeto no primeiro ano e suas abordagens. Tese (Doutorado) Arquitetura e Urbanismo – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, 2009. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16138/tde-11032010-092329/pt-br.php
Oliveira, Juliano Carlos Cecilio Batista. 27 textos de Lucio Costa, Oscar Niemeyer, Vilanova Artigas e Lina Bo Bardi: contribuições transversais ao ensino e à prática do projeto de arquitetura – antologia teórica. Tese (Doutorado) Arquitetura e Urbanismo – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, 2018. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16132/tde-28012019-170453/pt-br.php
Pessoa, Alexandre José de Souza. Aprendendo a aprender: experiências metodológicas em urbanismo no Atelier Integrado. Tese (Doutorado) Arquitetura e Urbanismo – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2019. Disponível em: http://objdig.ufrj.br/21/teses/922615.pdf
Petrini, Leila Souza. Considerações sobre o ensino de arquitetura e urbanismo no modo de produção capitalista no estado de São Paulo. Dissertação (Mestrado) Arquitetura e Urbanismo – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, 2017. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16138/tde-27062017-164600/pt-br.php
Pronsato, Sylvia Adriana Dobry. Para quem e com quem: ensino de arquitetura e urbanismo. Tese (Doutorado) Arquitetura e Urbanismo – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, 2008. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16136/tde-08112010-162938/pt-br.php
Santos, Luciene Ribeiro dos. Os professores de projeto da FAU-USP (1948-2018): esboços para a construção de um centro de memória. Dissertação (Mestrado) Arquitetura e Urbanismo – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, 2018. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16134/tde-18092018-163855/pt-br.php
Scarazzato, Paulo Sergio. Questões de luz na formação do arquiteto. Tese de livre Docência Arquitetura e Urbanismo – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, 2018. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/livredocencia/16/tde-04112019-163717/pt-br.php
Siqueira, Renata Monteiro. A inserção da FAUUSP no campo de arquitetura e urbanismo em São Paulo: as contribuições de Anhaia Mello e Vilanova Artigas. Dissertação (Mestrado) Arquitetura e Urbanismo – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, 2015. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16136/tde-08092015-113001/pt-br.php
Souza, Mariana Vaz de. A construção do ensino do patrimônio cultural nas escolas de arquitetura no Brasil : novas abordagens. Tese (Doutorado) Arquitetura e Urbanismo – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2021. Disponível em: http://objdig.ufrj.br/21/teses/930340.pdf
Tonsig, Lara Melotti. Os Escritórios Modelo de Arquitetura e Urbanismo (EMAU) e a formação do arquiteto e urbanista. Dissertação (Mestrado) Arquitetura e Urbanismo – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, 2021. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/102/102131/tde-26052022-155232/pt-br.php
Unanue, Mariane Garcia. Ensinando fora do centro : as referências no ensino de introdução à concepção em arquitetura e suas possibilidades para uma pedagogia do projeto no contexto pericêntrico. Tese (Doutorado) Arquitetura e Urbanismo – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2016. Disponível em: http://objdig.ufrj.br/21/teses/890085.pdf
Valcarce, Pedro Raphael Azevedo. Educação a distância no ensino de Arquitetura e Urbanismo : desafios e possibilidades. Tese (Doutorado) Arquitetura e Urbanismo – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2020. Disponível em: http://objdig.ufrj.br/21/teses/927164.pdf
Vidigal, Emerson José. Um estudo sobre o ensino de projeto de arquitetura em Curitiba. Dissertação (Mestrado) Arquitetura e Urbanismo – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, 2004. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16131/tde-03052005-165841/pt-br.php
Vieira, Elvis José. A contribuição das casas modernas para o ensino de projeto de arquitetura: uma interpretação do estudante na sua formação. Dissertação (Mestrado) Arquitetura e Urbanismo – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, 2006. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16138/tde-18052010-111523/pt-br.php
Moreira, Fernando Augusto de Campos Pinheiro. O papel das instituições de ensino na difusão da tecnologia BIM. Estudo de caso: articulações e possibilidades emergentes na Escola de Arquitetura da UFMG. Dissertação (Mestrado) Programa de Pós-Graduação em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável, Universidade Federal de Minas Gerais, 2020. Disponível em: http://hdl.handle.net/1843/45835
Goes, Mariza Barcellos. A educação no projeto e o projeto na educação: um estudo sobre o ensino e a aprendizagem de projeto na arquitetura. Tese (Doutorado), Universidade Federal de Minas Gerais, 2010. Disponível em: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-8DJGCA
Lobato, Paula de Souza Carmo. Modos de ler, modos de desaprender: os livros e o ensino de arquitetura no Brasil. Dissertação (Mestrado), Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Minas Gerais, 2021. Disponível em: http://hdl.handle.net/1843/40317
Vaz, Mariana Souza. A CONSTRUÇÃO DO ENSINO DO PATRIMÔNIO CULTURAL NAS ESCOLAS DE ARQUITETURA NO BRASIL: NOVAS ABORDAGENS. Tese (Doutorado), Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2021. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=11071693
LAVERDE, A. Os espaços experimentais das escolas públicas de arquitetura do Brasil: Realidade ou Utopia?. Tese (Doutorado em Arquitetura). Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo/ FAUUSP. São Paulo, 2017. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16132/tde-18122017-153956/pt-br.php
Escola em Transe: Escola de Arquitetura e Urbanismo [recurso eletrônico] / organizadores: Fernanda Sánchez, Louise Land, Antônio Pimentel Júnior, Bruna Guterman, Caio Nogueira, Cristina Nacif,Glauco Bienenstein, Isabela Bacellar, Laura Cutting, Marcus César Martins, Pâmela Ventura, Paula Moreira, Poliana Monteiro, Ricarda Tavares, Rossana Tavares, Vitor Roppa. – 1. ed. – Rio de Janeiro: Letra Capital, 2020. Disponível em: https://escolaemtranse2020.wixsite.com/meusite/c%C3%B3pia-p%C3%A1gina-inicial
Escola em Transe: Escola de Arquitetura e Urbanismo no2 – 2o Semestre [recurso eletrônico] /organizadores: Fernanda Sánchez, Louise Land, Caio Nogueira, Cristina Nacif, Glauco Bienenstein, Isabela Bacellar, Pâmela Ventura, Paula Laiber, Paula Moreira, Ricarda Tavares, Rossana Tavares, Thayana Fontes, Vitória Gouveia, Vitor Roppa. – 1. ed. – Rio de Janeiro: Letra Capital, 2020. Disponível em: https://escolaemtranse2020.wixsite.com/meusite/c%C3%B3pia-escola-em-transe-1%C2%AA-publica%C3%A7%C3%A3
Escola em Transe: Escola de Arquitetura e Urbanismo no3 – 1o Semestre de 2021 [recurso eletrônico]/ organizadores: Fernanda Sánchez, Louise Land, Caio Nogueira, Cristina Nacif, Glauco Bienenstein, Isabela Bacellar, Pamella Ventura, Paula Laiber, Paula Moreira, Ricarda Tavares, Rossana Tavares, Thayana Fontes, Vitória Gouveia, Vitor Roppa. – 1. ed. – Rio de Janeiro: Letra Capital, 2021. Disponível em: https://escolaemtranse2020.wixsite.com/meusite/c%C3%B3pia-escola-em-transe-2%C2%AA-publica%C3%A7%C3%A3o
Escola em Transe: Escola de Arquitetura e Urbanismo – UFF [recurso eletrônico] : no 4 – 2o semestre 2021/ organizadores: Fernanda Sánchez; Louise Land; Caio Nogueira; Ricarda Tavares; Ana Beatriz da Rocha; Camila Gavazzi; Cristina Nacif; Glauco Bienenstein,; Pamella Ventura; Paula Laiber; Paula Moreira; Rossana Tavares; Vitor Roppa – 1. ed. – Rio de Janeiro: Letra Capital, 2021. Disponível em: https://escolaemtranse2020.wixsite.com/meusite/c%C3%B3pia-escola-em-transe-3%C2%AA-publica%C3%A7%C3%A3o
Mello, Bruno César Euphrasio de. O urbanismo dos arquitetos : genealogia de uma experiência de ensino. Tese (Doutorado) apresentado ao Programa de PósGraduação em Planejamento Urbano e Regional (PROPUR) – Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
(UFRGS), 2016. Disponível em: http://hdl.handle.net/10183/151140
Carneiro, Daniel Marostegan e. Zonas de tensão: O arranjo extensionista como prática de ensino para outras formas do ofício em arquitetura e urbanismo. Tese (Doutorado) – Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia (UFBA), 2021. Disponível em: https://ppgau.ufba.br/sites/ppgau.ufba.br/files/tese-danielmarostegan_final_digital_0.pdf
Porangaba, Alexsandro Tenório. O LUGAR DA HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL NO ENSINO DE ARQUITETURA E URBANISMO NO BRASIL: UMA ANÁLISE CURRICULAR (1930-2018). Tese (Doutorado) Programa de PósGraduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Bahia (PPG-AU/UFBA), 2019. Disponível em: https://ppgau.ufba.br/sites/ppgau.ufba.br/files/02-tese-alexsandro_porangaba-versao_final-2019.pdf
Neto, Edson Fernandes D’Oliveira Santos. ENSINO DE CONSTRUÇÃO PARA ARQUITETURA COMO ENSINO DE PROJETO: REFLEXÕES E CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS. Tese (Doutorado) Programa de Pósgraduação em Arquitetura e Urbanismo, Faculdade de Arquitetura, Universidade Federal da Bahia, 2019. Disponível em: https://ppgau.ufba.br/sites/ppgau.ufba.br/files/edson_fernandes_doliveira_santos_neto.pdf
Dias, Luiz Eduardo Guimarães. Sistemas estruturais e suas tecnologias construtivas: conhecimento e ensino aplicados em em faculdades de arquitetura. Dissertação (Mestrado) apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2021. Disponível em: https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/28746
Gadelha, Carolina Nery Benevides. Projeto para o ensino superior: em busca de novos lugares do conhecimento. Dissertação (Mestrado) apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2013. Disponível em: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25941
Silva, Deise Cristina Moreira da. Arquitetura sem matemática? Formação e atuação do arquiteto na contemporaneidade. Dissertação (Mestrado) apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Educação, Arte e História da Cultura da Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2013. Disponível em: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24746
MEDEIROS, Renato de. O ensino, a concepção do projeto de arquitetura e a aplicação dos conteúdos tecnológicos: análise em duas instituições de ensino superior. 2017. 244f. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) – Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25060