ABEA

ABEA
Desafios do Ensino de Arquitetura e Urbanismo no Século XXI –

Desafios do Ensino de Arquitetura e Urbanismo no Século XXI –

1ª CONVOCATÓRIA

22 de abril de 2019

APRESENTAÇÃO

Os Encontros Nacionais sobre Ensino de Arquitetura e Urbanismo (ENSEA) e o Congresso da Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo (CONABEA) são organizados pela Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo (ABEA) e têm como objetivo compartilhar e refletir sobre os resultados de pesquisas e experiências relativas à educação dos arquitetos e urbanistas, de forma a contribuir para o avanço do conhecimento neste campo.



Em 2020 a cidade do Rio de Janeiro sediará o 27º Congresso Mundial da União Internacional dos Arquitetos – UIA2020RIO, o maior fórum mundial de arquitetura. O tema será “Todos os mundos. Um só mundo. Arquitetura 21.” A partir da constatação da diversidade, da multiplicidade das formas urbanas e dos modos de produção das cidades o evento tem o propósito de discutir e ressaltar a importância do papel da Arquitetura. Serão quatro os eixos temáticos do UIA2020RIO: Diversidade e mistura; Mudanças e emergências; Fragilidades e desigualdades e transitoriedades e fluxos.

O XXXVII ENSEA e XX CONABEA fará parte da programação do UIA2020RIO, caracterizando-se como um evento preparatório e propõe-se a discutir o ensino e a formação dos arquitetos e urbanistas, tendo como temática central os Desafios do ensino de Arquitetura e Urbanismo no século XXI. Nesse contexto pretende-se que o tema do XX CONABEA seja abordado sob cinco subtemas: Diversidade e mistura; Mudanças e emergências; Fragilidades e desigualdades; Transitoriedades e fluxos e Inovações Pedagógicas. Tem-se como propósito divulgar e debater, de modo interdisciplinar, as pesquisas, os estudos e as experiências relativas ao ensino de Arquitetura e Urbanismo no país. Na seleção dos trabalhos serão valorizados os seguintes aspectos em cada eixo temático:

EIXOS TEMÁTICOS

1. Diversidade e mistura

Trabalhos acadêmicos que versem sobre atividades pedagógicas relacionadas ao ensino das diversas escalas urbanas; que tragam propostas/experiências pedagógicas/Trabalhos Finais de Graduação que versem sobre: a (re)ocupação de pequenas áreas, o (re)ordenamento de pequenos territórios pensados a partir das possibilidades que as novas tecnologias possam trazer.

2. Mudanças e emergências

Trabalhos acadêmicos que versem sobre atividades pedagógicas relacionadas às dimensões social, ambiental e tecnológica. Serão aceitos artigos que tragam propostas/experiências pedagógicas/Trabalhos Finais de Graduação relacionados aos processos de concepção projetual, de construção e suas implicações sobre o processo criativo. Também abrangerá trabalhos voltados: à redução dos efeitos das mudanças climáticas, ao atendimento de populações atingidas por desastres/desabrigadas. Serão também aceitos trabalhos que valorizem o trabalho em equipes multidisciplinares e processos participativos.

3. Fragilidades e desigualdades

Trabalhos acadêmicos que versem sobre atividades pedagógicas que enfatizem a dimensão social da atuação de arquitetos e urbanistas. Serão aceitos artigos que tragam propostas/experiências pedagógicas/Trabalhos Finais de Graduação que versem sobre (re)urbanização de favelas, requalificação de edifícios em áreas centrais, regularização fundiária, autoconstrução.

4. Transitoriedade e fluxos

Trabalhos acadêmicos que versem sobre atividades pedagógicas que abordem as questões das migrações contemporâneas, desde os grandes deslocamentos até as pequenas acomodações. Serão aceitos artigos que tragam propostas/experiências pedagógicas/Trabalhos Finais de Graduação voltados para o atendimento do efêmero e do temporário.

5. Inovação pedagógica

Trabalhos acadêmicos que versem sobre aspectos relacionados ao ensino de arquitetura e urbanismo que versem sobre inovações curriculares, projetos políticos pedagógicos, processo de avaliação, estágios, atividades complementares e infraestrutura.

PÚBLICO-ALVO

O público alvo é constituído de professores, pesquisadores e alunos de pós-graduação e de graduação em Arquitetura e Urbanismo de todo o país e áreas afins. Espera-se contar com adesão de professores e pesquisadores estrangeiros.

DATA E LOCAL

12 a 15 de novembro de 2019
Universidade Veiga de Almeida
Rua Ibituruna, 108 – Rio de Janeiro, RJ

 

SUBMISSÃO DE ARTIGOS

Normas de submissão (.doc): clique aqui.

Cadastro, submissão, inscrição, etc (Sisgeenco):
http://cientifico.abea.org.br

Data Importantes:

ATENÇÃO

A Diretoria da ABEA e a Comissão Científica comunicam que, tendo em vista a coincidência com as férias, acadêmicas o Prazo de Submissão de Artigos foi prolongado mais uma vez para o dia 12/08, segunda feira
  • Artigos Completos – Não há envio de resumos.


NOVO PRAZO PARA DIVULGAÇÃO DE ACEITES: 23 de setembro de 2019

INSCRIÇÕES

Inscrições: em breve no hot site do evento (Sisgeenco):
http://cientifico.abea.org.br

CONTATOS E INFORMAÇÕES

ABEA contato@abea.org.br

7 thoughts on “Desafios do Ensino de Arquitetura e Urbanismo no Século XXI –

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *