Entidades Nacionais lançam tabela de honorários de arquitetura e urbanismo no Brasil
A ABEA juntamente com as demais entidades nacionais que compõe o CBA – Colégio Brasileiro de Arquitetos (Abap, Asbea, FNA e IAB) lançaram no dia 17 de outubro através de um documento com o título “Enfrentando os desafios da profissão” o módulo I da Tabela de Honorários de Serviços de Arquitetura e Urbanismo no Brasil.
O documento foi amplamente analisado, discutido e aperfeiçoado pelas entidades e aprovado durante Reunião do CEAU – Colégio das Entidades Nacionais do CAU em 16 de agosto.
O documento como um todo constitui um referencial básico para os serviços e valores relativos aos projetos de arquitetura e urbanismo e serviços correlatos. As condições de contratação e remuneração são uma referência
segura para negociações, visando estabelecer um acordo justo e equilibrado entre as partes, objetivando coibir a concorrência desleal de preços ao mesmo tempo que assegura um padrão de qualidade para os serviços prestados.
São apresentados um conjunto de conceitos que explicitam a atividade de projeto arquitetônico e servem de fundamento ao estabelecimento coerente dos escopos e dos honorários para o trabalho projetual dos arquitetos.
O Módulo I – Remuneração do Projeto Arquitetônico de Edificações hora lançado será complementado por outros dois módulos (Módulo II – Remuneração de Projetos de Urbanismo, Projetos de Arquitetura Paisagística, Projetos de Arquitetura de Interiores e Projetos Complementares Diversos e Módulo III – Remuneração de Execução de Obras e Outras Atividades). Além disso em breve todos esses módulos serão disponibilizados através de um software de livre acesso a todos os profissionais brasileiros.
Baixe o Manifesto e o Módulo I clicando abaixo: