Quem Somos
Apresentação
A Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo é a entidade nacional que trata especificamente da formação de futuros arquitetos e urbanistas no Brasil. Desde sua fundação, em 1973, a ABEA tem-se dedicado integralmente à promoção incondicional da qualidade da educação e do aprimoramento contínuo do ensino e aprendizagem em Arquitetura e Urbanismo.
Realizamos a interlocução entre a comunidade acadêmica e os organismos governamentais como o Ministério da Educação (MEC), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), o Conselho Nacional de Educação (CNE) e a Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES). Neste sentido, promovemos o debate permanente sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais e perfis e padrões de qualidade da oferta de cursos em todo o território nacional, além da divulgação de boas práticas pedagógicas. A ABEA participa de importantes fóruns de entidades nacionais como o Colégio Brasileiro de Arquitetura e Urbanismo (CBA), o Colégio de Entidades de Arquitetura e Urbanismo (CEAU) e o Fórum de Entidades em Defesa do Patrimônio Cultural Brasileiro.
A ABEA realiza eventos nacionais como o Encontro Nacional sobre Ensino de Arquitetura e Urbanismo (ENSEA), o Congresso Nacional da ABEA (CONABEA) e o Conselho Superior (COSU), além de concursos nacionais e internacionais para estudantes e professores, que propiciam uma rica troca de olhares, saberes e experiências entre os diversos agentes que atuam nos cursos das diferentes regiões do país, com suas organizações administrativas distintas (públicas ou privadas). A ABEA dedica-se também à publicação de livros e cadernos temáticos, além da realização, mais recente, de filmes e debates nacionais.
Os estudantes e professores associados têm participação qualificada em debates, eventos e convênios, além do acesso rápido à informação relevante sobre os assuntos mais importantes do setor da Educação.
Ao completar os seus 50 anos, a ABEA se orgulha de trabalhar junto ao Ministério da Educação, aos professores, aos coordenadores, aos gestores acadêmicos e aos estudantes a fim de cumprir uma tarefa extremamente difícil e, por vezes, contraditória: garantir um mínimo denominador comum para a formação dos futuros arquitetos e urbanistas do país e, ao mesmo tempo, estimular a inovação, em um país com a dimensão e a diversidade do Brasil.
História
A ABEA foi fundada inicialmente em novembro de 1973 como associação de escolas de arquitetura e totalmente reformulada em 1985 transformando-se em uma entidade de ensino, com novas características, muito mais democráticas permitindo a ampla participação de todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem da área de arquitetura e urbanismo e não somente seus dirigentes.
Diretoria Biênio 2022-2023
Diretoria Executiva
Antonio Rodrigues da Silva Filho
Carlos Eduardo Nunes Ferreira
Euler Sobreira Muniz
Fábio Mariz Gonçalves
Frederico Lopes Meira Barboza Jr
Humberto Mauro Andrade Cruz
Juan José Mascaró
Luciano Falcão da Silva
Marcelo Augusto Costa Maciel
Paula Katakura
Conselho Fiscal
Carlos Hardt
Gogliardo Vieira Maragno
Newton Marçal Santos
SUPLENTES
Augusto N.B. Capibaribe Fernandes
Carlos Murdoch Fernandes
Ester Judite Bendjouya Gutierrez